3 tendências tecnológicas para 2023

Se o ano de 2022 foi movimentado no mundo tech, 2023 será o ano da consolidação dessas tendências tecnológicas que se tornarão ainda mais importantes nos próximos meses.

Mas quais as tecnologias que estão ganhando força? A BIX Tecnologia aposta em que tipo de tendência? É o que você vai conferir a partir de agora. Continue a leitura!

tendência tecnológica

#1: Visão Computacional para automatização de processos

Caso você ainda não esteja familiarizado com essa expressão, nós explicamos: a Visão Computacional (VC), de maneira geral, é uma área que busca fazer com que os computadores consigam extrair informações e significados a partir de todos os estímulos visuais. Esse processo é realizado através de processamento de imagens, algoritmos de aprendizado de máquina e formas de reconhecimento de padrões para extrair informações de imagens digitais.

De maneira geral, projetos que utilizam essa tecnologia são desenvolvidos para resolver dores relacionadas à lentidão, ineficiência e ao risco de segurança. Podemos aplicar a VC em atividades longas e cansativas; assim, elas passam a ocorrer de maneira mais rápida e precisa do que seria se fossem realizadas por humanos.

Com o aparato tecnológico de Visão Computacional, é possível verificar que pessoas e/ou objetos estão em um cenário, por exemplo, além de compreender o que essas pessoas estão fazendo e quem são elas. A partir daí, com base nessas informações, o sistema pode tomar decisões autonomamente.

Essa tendência tecnológica está sendo utilizada cada vez mais em diferentes verticais. Uma prova disso é  que, dentro da BIX Tecnologia, nossos consultores têm notado uma crescente demanda – tanto no Brasil, quanto internacionalmente – de Visão Computacional dentro de indústrias e outros setores que estão começando a olhar para a importância desse tema.

Por que a visão computacional está crescendo?

A demanda por essa tendência tecnológica tem aumentado por conta de dois principais fatores. O primeiro deles tem a ver com a alta eficiência dos algoritmos que analisam imagens, que estão cada vez mais mais eficientes. Eles conseguem, em questão de milissegundos, analisar imagens, entender seu contexto, identificar objetos e quantificar e classificar o que está contido nisso.

Com esse aumento de eficiência, amplia-se o campo de atuação das soluções de Visão Computacional dentro de verticais de negócio para automatizar fluxos, otimizar processos e aumentar a qualidade dessas ações.

Além disso, um segundo ponto diz respeito aos sistemas de Visão Computacional. Nos últimos tempos, surgiram diversos equipamentos, como câmeras, com uma ótima qualidade e um preço acessível. Além de permitir que mais organizações adotem esse tipo de tecnologia, esse aumento de possibilidades também é benéfico para o próprio algoritmo. Desse modo, ele consegue trabalhar com maior eficiência.

#2: Machine Learning como serviço (MLaaS)

Assim como no item anterior, nossos consultores têm notado um aumento na demanda pelo Machine Learning como Serviço (MLaaS). Esse é um serviço no qual uma empresa fornece acesso a ferramentas e tecnologias de Machine Learning (ML) por meio de plataformas na nuvem. Com esse tipo de ferramenta, as organizações conseguem utilizar modelos de ML sem precisar investir em infraestrutura ou uma equipe especializada.

De maneira geral, as plataformas de MLaaS trazem uma variedade de ferramentas e recursos para desenvolver modelos de ML, como APIs, bibliotecas e algoritmos pré-treinados. O MLaaS também pode incluir serviços de suporte para auxiliar o usuário no treinamento, na implantação e no monitoramento desses modelos desenvolvidos. Isso pode incluir serviços de coleta e preparação de dados, bem como treinamento e hospedagem de modelos e o monitoramento de resultados.

Por fim, é importante ressaltar que os algoritmos chamados “plug and play” estão prontos para uso. Consequentemente, não apenas fornecem resultados imediatos, mas essa abordagem também reduz o tempo do projeto. De maneira geral, as soluções de ML costumam ser específicas para cada modelo de negócio. Contudo, algumas partes podem ser pré-existentes, o que facilita e deixa o processo mais curto até a entrega do serviço.

Ou seja, apostamos no Machine Learning como Serviço como uma das tendências tecnológicas para 2023 por ser uma forma acessível e eficiente das organizações utilizarem as facilidades de Inteligência Artificial e Machine Learning sem precisarem se preocupar com complexidades técnicas e despesas que envolvem o desenvolvimento e a implementação desses modelos.

#3: Avanço da Web3

Chamada de “a nova fase da internet”, a Web3 ou Web 3.0 é uma evolução da tecnologia da internet que se concentra na descentralização e na privacidade dos dados. A tecnologia blockchain é a base dessa tecnologia, permitindo que as informações sejam armazenadas e compartilhadas sem a necessidade de intermediários centralizados.

Em 2023, espera-se que a Web3 continue a ser uma grande tendência tecnológica, uma vez que temos visto um aumento do número de projetos e startups com a tecnologia blockchain. Além disso, as principais empresas de tecnologia também estão começando a investir nesse tipo de recurso.

Além disso, também temos visto o aumento de aplicações práticas de Web3. Alguns exemplos são o armazenamento de dados pessoais, pagamentos e contratos inteligentes. Isso está permitindo que os indivíduos tenham mais controle sobre suas informações e facilitando as transações eletrônicas.

Por fim, a Web3 também está sendo usada para a criação de novos modelos de negócios e sistemas econômicos. Se você acompanhou o noticiário tech e econômico em 2022 (ou até antes disso), com certeza se deparou com notícias sobre criptomoedas e ativos digitais. Cada vez mais, temos percebido o desenvolvimento de um novo ecossistema relcionado a esse tipo de negócio, que está permitindo aos indivíduos e empresas acessar novas formas de financiamento e investimento.

Deseja investir em uma tendência tecnológica em 2023? Conte com a BIX Tecnologia!

Esteja preparado para o futuro e descubra como as tendências tecnológicas de 2023 podem ajudar a sua organização a sair na frente da concorrência! Entre em contato conosco e permita que um de nossos consultores te ajude a entender mais a fundo o que fará a diferença para o seu negócio. Não perca essa oportunidade e clique no banner abaixo!